Voltar para Todos os Artigos

Modo de leitura

Claro Escuro

Iluminação para consultórios de estética

Escrito por

Laís Bianquini

Redatora e Jornalista Cientifíca

Jornalista há 10 anos, formada pela Unesp, com MBA em Marketing pela USP e especialização em SEO, escreve sobre Saúde Estética com clareza e precisão.

April 16, 2015

2.5K

visualizações

Índice

✨ Destaques da Biologia Estética:

  • O sucesso de um consultório guarda relação estreita com a ambientação e a sensação de bem-estar que ele provoca.
  • A luz e a lâmpada adequadas podem influenciar positivamente os resultados do negócio.
  • No caso dos consultórios de estética, o desenho da luz pode ser elaborado levando em conta as particularidades de cada canto ou espaço de trabalho.

Para um consultório ou clínica de Biólogos que atua no ramo de estética, a aparência do ambiente é fundamental. O sucesso de um consultório guarda relação estreita com a ambientação e a sensação de bem-estar que ele provoca. Não basta o espaço ter boa localização ou dispor da decoração adequada, muitas vezes, a iluminação do consultório de Biologia Estética é o elemento que faz a diferença – para o bem ou para o mal. A luz e a lâmpada adequadas podem influenciar positivamente os resultados do negócio.O êxito de um trabalho de iluminação depende de fatores como o tipo de ambiente, o tempo de permanência no espaço, a composição entre luz natural e artificial, o ramo de atividade da empresa ou profissional e, obviamente, o custo final do projeto. No caso dos consultórios de estética, o desenho da luz pode ser elaborado levando em conta as particularidades de cada canto ou espaço de trabalho.A luz adequada ao ambiente valoriza o espaço, tornando-o mais atrativo para quem busca a atenção em Biologia Estética e produtivo para aquele que desempenha atividades profissionais (o Biólogo esteticista). Ela ainda serve para criar a identidade do local. Com o uso de cores, é possível guiar o olhar da pessoa, ressaltando detalhes ou harmonizando o conjunto pintura, textura e decoração.Além dos aspectos técnico e funcional, a iluminação influencia psicologicamente as pessoas. No consultório, a luz tem o papel de transmitir as sensações de bem-estar, paz, tranquilidade e relaxamento. Dessa forma, cada espaço recebe tratamento diferenciado, criando o chamado “ambiente ideal”.

⚠️ Nota Regulatória: O conteúdo deste artigo foi adaptado para o contexto do Biólogo Esteta. A atuação é respaldada pela Resolução CFBio Nº 582/2020. Consulte sempre as normativas oficiais atualizadas.

ENTRE NO GRUPO E ACOMPANHE AS NOSSAS ANÁLISES

Dicas para iluminação de cada ambiente

  • Sala de espera – por ser um espaço de permanência, por vezes, longa, a sala de espera precisa manter a pessoa tranquila. A luz indireta – aquela direcionada para cima – torna o ambiente acolhedor. A suavidade da iluminação menos invasiva tem efeito relaxante. Mas esse resultado depende da escolha da luminária adequada. A lâmpada indicada é a de 2.800 mil a 3.000 kelvin, que apresenta uma luminosidade com tom branco-amarelado. Para a leitura de revistas, sugere-se a instalação de pendentes.
  • Balcão de recepção – Luminárias de mesa ou de parede facilitam o trabalho da recepcionista. Neste espaço, a luz muda em função da necessidade de estímulo ao profissional. Aqui, a iluminação contribui para manter o funcionário atento.
  • Sala de atendimento – O local para a realização de procedimentos e tratamentos estéticos requer iluminação mais intensa para facilitar a atuação do profissional, dando-lhe a sensação de estímulo. Neste caso, a lâmpada indicada tem de 4.000 a 5.000 kelvin, com tom branco-azulado. Caso haja uma mesa para pré-atendimento, pode ser usada a iluminação indireta apenas nesse espaço.

Tipos de lâmpadas

Há alguns anos, os consultórios estéticos costumavam utilizar lâmpadas fluorescentes. Com o tempo, elas perderam espaço para as lâmpadas e luminárias LED. A mudança se deve a diversos fatores, que vão de aspectos econômicos até mesmo a questões de preservação do meio ambiente. Entre as vantagens do modelo LED, destacam-se:

  • maior índice de reprodução de cor (IRC);
  • não emite radiação de calor e UV;
  • maior realce das cores;
  • ambiente de trabalho mais confortável, gerando ganho de produtividade;
  • maior vida útil (duração pode chegar até 30 mil horas);
  • redução do custo de reposição;
  • ausência de mercúrio na fabricação;
  • descarte simplificado;
  • redução em até 50% nos gastos de energia com iluminação;
  • integração adequada aos sistemas de automação.

A adoção de lâmpadas LED em projetos na iluminação de consultórios de estética, além de promover ganhos em termos de produtividade, confere ao espaço identidade moderna – característica importante nesse ramo de atividade. O modelo LED combina eficiência energética, funcionalidade e economia.Como foi planejada a iluminação de seu consultório? Você ainda utiliza lâmpada fluorescente? Deixe seu comentário! E acompanhe mais artigos como este na página do Blog da biomedicina estética!

Conecte-se à rede de Biomédicos Estetas

Você atingiu o limite.

Para obter acesso gratuito a outros artigos acadêmicos, faça o cadastro com sua conta Google.

Conecte-se à rede de Biomédicos Estetas

Você pode se interessar

Saiba como divulgar seu negócio de Biologia Estética nas Redes Sociais

March 11, 2022

2.5K

visualizações

Rennova promete revolucionar o mercado estético com grande lançamento em agosto

June 10, 2025

2.5K

visualizações

Quanto tempo duram os procedimentos mais comuns da Biologia estética?

October 9, 2025

2.5K

visualizações

Qual a idade ideal para indicar que seus pacientes comecem com bioestimuladores de colágeno?

October 2, 2025

2.5K

visualizações

Prontuário digital vs. papel: vantagens e desafios para Biólogos estetas

October 23, 2025

2.5K

visualizações

Oportunidades de trabalho disparam com aumento na busca por procedimentos estéticos

January 19, 2022

2.5K

visualizações

Conheça nosso ecossistema